O tema que assusta todos os pais. Sofremos por antecipação nas primeiras semanas, e sofremos efetivamente quando elas chegam. Os dias começam sem dúvida a ser mais cansativos. Aqui em casa (e segundo o pediatra, é a situação mais comum) as cólicas começam ao final da tarde. A Carminho é uma bebé tranquila e adora estar na alcofa, mas quando começa a pedir colo, a gesticular e a chorar do nada, já sei que são as cólicas. Queremos ajudar mas não é fácil... Mas na semana passada uma amiga ensinou-me um pequeno ritual que já faz parte da rotina. Mães e futuras mães, vão querer ler este post!
Já ouviram falar da massagem I Love You? Se frequentam ou frequentaram um curso de preparação para o parto é normal que já tenham ouvido. Já pude comprovar que é a maneira mais eficaz e natural de os ajudarmos. Não só quando estão com uma crise, mas para prevenir. A minha amiga veio ensinar-me e fiquei fã! Isto porque no meu curso falamos sobre o tema mas não aprendemos na prática, mas esta minha amiga aprendeu. A Carminho ficou completamente zen e dormiu muito bem. O ritual não envolve apenas a massagem, mas vou começar por aí, porque é o primeiro passo.
Antes de mais, a preparação. Devem deitar o bebé num lugar confortável (em cima da cama ou de um muda-fraldas acolchoado) e quentinho, e tirar-lhe a roupa, deixando apenas a fralda. O bebé deve estar calmo (se estiver a chorar, vai contrair o abdómen e não vamos conseguir massajar eficazmente). Depois, devem aplicar uma quantidade considerável de óleo de amêndoas doces na barriga, para evitar que a fricção da massagem irrite a pele do bebé. Feito isto, estão prontos para a massagem.
Mas afinal como se faz a massagem I Love You? Chama-se assim porque é suposto fazermos 3 séries de movimentos - a primeira formando um "I", a segunda formando um "L" invertido, e a terceira formando um "U" invertido. Fazendo uma pressão considerável (nas primeiras vezes faz impressão mas depois perdemos o medo), com estes movimentos vamos conseguir canalizar o ar e o cocó até à saída. Durante a massagem conseguimos sentir o ar a fluir, é impressionante!
Depois das 3 series (com 15 repetições cada), fazemos movimentos de bicicleta com as pernas (40 repetições) e finalizamos pressionando ambas as pernas contra a barriga e voltando a esticar (20 repetições). Depois recomeçamos do início, e depois uma terceira vez. Ao final da terceira, e no caso de o bebé não ter conseguido deixar sair o ar e o cocó sozinho, usamos a cânula do Bebegel (sem o gel dentro) para o ajudar a libertar tudo. Como já está ali tudo "à porta", conseguimos alivia-lo com alguma rapidez.
Tenho feito a massagem à Carminho ao final da tarde, com a ajuda do António. Eu faço a massagem enquanto ele mantém a bebé o mais calma possível. Claro que a massagem lhes dói e a tendência é chorarem e ficarem irrequietos, por isso dá jeito ter alguém a acalmá-los com a chupeta e umas gotas de aero-om. Mas acho que a Carminho, ao final de uma semana, já percebeu que tem de aguentar e que aquilo a vai ajudar, e já tenta aguentar sem chorar. Dia sim dia não dou-lhe banho a seguir, para a acalmar e depois dou de mamar. Remédio santo para uma noite tranquila! E também mudamos de leite (dou-lhe suplemento à noite) a conselho do pediatra, para o Miltina Digest, e ajudou!
Olá Marta,
ResponderEliminarNão sei se conhece as gotas Infacol, pois cá em Portugal não são fáceis de encontrar. Foram me receitadas pela Nutricionista como sendo mais eficazes e mais saudáveis que as aero om e de facto comprovei que são bem melhores a actuar.
A compra terá de ser feita pela Internet pois pelo menos na minha zona eu não as encontrei.
De qualquer forma fale com o pediatra da menina, pois pode ele não concordar com a toma das mesmas.
Beijnhos
Olá Marta, já a algum tempo que sigo o teu projecto Sabonete Cor de Rosa, mas apenas pelo instagram e venho aqui ver sempre que um post me chama a atenção!
ResponderEliminarApenas "entrei" no mundo dos blogs recentemente...
Adorei este post em especial pois também vou ser mamã e com este concelho provavelmente me irá ser muito útil com o meu bebé
Muito obrigada, nós mamãs temos de nos entreajudar neste novo "mundo" que nos é desconhecido por completo, e eu agradeço a contribuição que me tens dado com o teu blog
Beijinhos grandes para ti e para a Carminho
Fico contente por poder ajudar outras mães :)
EliminarObrigada pelo comentário e muitos parabéns!
Beijinhos,
Marta