A Alimentação da Carminho

22 de fevereiro de 2018
Recebo diariamente mensagens vossas a perguntar sobre a alimentação da Carminho - o que come, a que horas come, como come. Por isso decidi escrever este post, para vos contar como tudo se passa cá em casa, agora que a Carminho já tem quase 6 meses. Não significa que seja o ideal, mas é o que funciona connosco, e funciona muito bem! Importa referir que as minhas decisões são tomadas com base nas indicações do meu pediatra, mas também nas coisas que leio e nas dicas das minhas amigas, que já vão no 2º round. Espero que vos ajude!


Começo então pelas refeições - tipos e horários. A Carminho acorda pelas 9h30/10h e bebe um biberão de 180ml de leite. Por volta das 13h/13h30 come 180ml de sopa, que faço a cada 2 dias na BabyCook com legumes biológicos (digo mais à frente os legumes que utilizo). Por volta das 16h00 come a papa da fruta - faço na hora 1 maçã reineta (ajuda o trânsito intestinal) e 1 pêra cozidas e passadas na BabyCook (dá um boião de papa). Pelas 19h00 come 130ml de papa láctea da Holle. Finalmente, ás 22h30 bebe o último biberão de 180ml de leite. Ou seja, faz 5 refeições com intervalos de aproximadamente 3 horas.

Em relação à sopa, ainda só estou autorizada a dar alguns legumes, nomeadamente: abóbora, cenoura, batata, batata doce, alface, cebola, brócolos, couve lombada e coração. E só posso misturar no máximo 4 de cada vez. Adiciono uma colher de sobremesa de azeite em cru - "O Meu Primeiro Azeite" da Gallo (compro no Continente). Tento fazer misturas que não prendam o intestino, já que a Carminho sofre de obstipação. Uma sopa que faço muitas vezes é de cebola, alface, abóbora e batata doce. E ofereço sempre água ao longo da refeição. Faço sempre a sopa na BabyCook (é super prática, podem ler o post aqui) para 2 dias e guardo no frigorífico. Também faço na BabyCook a papa da fruta, todos os dias e dou-lhe ainda morna. Tenho usado as frutas e os legumes biológicos da Bio em Casa (www.bioemcasa.com) que são deliciosos!


Quanto à papa de leite, o meu pediatra aconselhou-me as da Holle e ainda bem, porque já tinha previsto pedir para dar esta marca, já que as papas são biológicas, feitas unicamente com cereais integrais e sem açucares adicionados. Neste momento, dou apenas a de Espelta Láctea. Compro na Farmácia do Passeio Alegre mas sei que cá no Porto também há na Farmácia Central. Cada pacote custa 4€ e dura 1 semana.

Quanto ao material, para dar a sopa e as papas tenho usado a colher de silicone térmica da Saro (tem um formato bom e avisa quando a comida está demasiado quente) e as babetes do IKEA que são as mais eficazes e práticas para limpar. Quanto às coisas da Saro, muita gente me pergunta onde comprar. Eu compro na Farmácia do Passeio Alegre mas também existe na Bebitus e noutros sites, basta pesquisarem no Google. Não tenho problemas em dar-lhe as refeições porque ela come muito bem - dou-lhe a sopa em 10 minutos e na papa de leite ela quase que se atira à colher! Aliás, acho que se nota que ela come bem...! O que me interessa é que ela seja uma bebé forte e saudável, e a verdade é que ainda não ficou doente.

O leite da noite já dou no quarto, com as luzes apagadas, para ela perceber que depois tem de dormir. E a verdade é que mal acaba o leite, pede a chupeta e adormece sozinha. Dorme seguido até de manhã. Depois de experimentar uns 10 leites, fiquei-me pelo Nutriben Innova.



4 comentários on "A Alimentação da Carminho"